sábado, 23 de julho de 2016

Pesca entre amigos

Como já vem sendo hábito de algumas semanas a esta parte , eu e o meu grande amigo José Balsinha , temo-nos juntado nas madrugadas de Domingo para fazer uma incursão na pesca á bóia, uma das variantes que nos dá imenso prazer...
Como durante a semana o tempo é curto e o trabalho envolve-nos de uma forma muito responsável temos aproveitado as manhas de Domingo para pormos a conversa em dia e para passar um bom bocado junto ao mar...pois a pesca também é feita destes momentos e sabe bem estar entre amigos!!!


Para não fugir a regra, lá nos encontramos á hora do costume para irmos perder uns anzóis e tentar apanhar o almoço para a família que fica em casa a descansar e á aproveitar todos os minutos para ficar no vale dos lençóis.
Bem cedo lá rumámos ao "nosso quintal" e o calor já se fazia sentir aquela hora da madrugada ( 5 da manha )...como é óbvio até porque á poucos malucos que ao fim de semana se levantam a essa hora, chegámos ao pesqueiro e estava apenas um outro aventureiro a tentar a sua sorte ao corrico com bóia de agua, situação essa que se veio a revelar uma má opção pois as bailas decidiram passar o fim de semana fora!!!!
Bom, mas voltando á nossa pesca ,lá montámos o nosso material e passámos á ação!!
As águas estavam de feição, embora um pouco lusas demais, o que nos fez baixar um pouco o diâmetro das linhas, de forma a tornar as iscas mais naturais e tentar uns peixes de maior porte.
Com a maré quase vazia  na sua totalidade , lá descemos a umas pedras mais abaixo para ficarmos ao nível da água e tentar a nossa sorte.
O Zé Balsinha ficou a pescar com a NBS MEGAFLOAT DELUXE de 6mt mais o NBS STALLION 45PF e eu com a nova NBS KING POWER 5.50mt e o NBS ZAPI 35Z ( conjunto que cada vez mais me deixa surpreendido não pela sua qualidade que essa é mais do que reconhecida mas sim  pela sua suavidade em ação de pesca  ).


A 1ª hora foi bastante ingrata pois o pesqueiro estava carregado de "rataria" que devoravam os caranguejos a uma velocidade vertiginosa, muito Alcorraz e Sargo miúdo não deixavam as iscas trabalhar e cumprirem as suas funções...
Como á que dar a voltas a estas situações, decidimos pescar um pouco mais fundo e mais largo de forma a tentar fugir aos "miúdos" e tendo perfeita consciência  que á partida  a probabilidade de perder material aumentava significativamente mas que a qualquer momento poderia compensar!!!
Não demorou muito a comprovarmos isso mesmo...
Olho para o lado e vejo o Balsinha com a Megafloat a trabalhar...não era o kileiro que procurávamos mas pelo que conheço da cana já era um peixe de bom porte, o Zé trabalhou bem o bichinho mas ele não quis nada com o Balsas....e fugiu!!! Foi pena, pois era um bom peixe que fez o drag "cantar"...no entanto serviu também para nos dar algum animo e dar-nos razão na opção que tínhamos tomado.
Logo de seguida calhou-me a mim a mesma dose...Sargo ferrado, trabalhar o peixe e ....fugiu!!! desta vez partiu o estralho, pois quase de certeza o bichinho tinha GPS e foi direito a 1ªpedra que encontrou!!!
O peixe estava a entrar no pesqueiro e tínhamos a certeza que íamos fazer uma boa pesca pois todas as condições estavam a ficar perfeitas para uma manha bem passada e com peixe!!!
E assim foi...
Entre muitos anzóis perdidos e varias ferragens efectuadas ( umas com sucesso e outras não) lá fomos fazendo uns peixes engraçados... nada de grandes " matateus" mas peixe tudo a rondar as 400 / 500 gr.
Em resumo, foram 4h de pesca bastante engraçadas e na melhor companhia, os peixes colaboraram  embora o lote desta vez fosse inferior ao que têm andado por aquelas águas até porque este ano ao contrário de anos interiores os peixes têm alterados os seus hábitos de forma bastante significativa, ora querem caranguejo, ora querem batata, á dias em que aparecem com águas totalmente abertas e outros e águas completamente tapadas e bem espumadas como o Sargo tanto gosta, vá-se lá entender!!!


Ah ia-me esquecendo ...no meio destes Sargos lá apareceu um Robalote de 700gr que prontamente foi devolvido á agua para azia de algumas pessoas que por lá se encontravam...Pois porque continuam a haver pescadores que não respeitam as medidas mínimas e criticam quem o faz, um dia mais tarde todos nós vamos pagar essa factura!!!!Mas isso é outra conversa...


Vou terminar este relato dizendo que é um prazer ter amigos como o José Balsinha ( e outros), pois nos dias de hoje é difícil  encontrar pessoas com o carácter e honestidade como tem o Balsas, é bom poder transpor a relação que temos a nível profissional para o âmbito pessoal e fazermos estas jornadas juntos.
Balsinha estamos lá para a semana!!!!

Um abraço a todos
PEDRO  PJPESCADOR



1 comentário: